Vinho Branco


O vinho branco tem uma cor dourada e um sabor frutado. Vinho BrancoPode ser produzido a partir de uvas brancas: “blanc de blancs”: ou de uvas negras: “blanc de noir”. Sim, o vinho branco pode ser produzido com uvas tintas. Diferentemente do vinho tinto, o branco é servido gelado e é ótima companhia para peixes e frutos do mar. A determinação da cor “branca” decorre da retirada das cascas da uva do mosto antes da sua chegada aos tanques de fermentação.


Método de Produção


As uvas brancas passam pela desengaçadeira e seguem para uma prensa horizontal. É feita uma compressão suave dos frutos, de forma a retirar o suco sem esmagar sementes e cascas. A parte sólida é retirada.


O suco é, então, filtrado, passa pela sulfitagem e é encaminhado para cubas de fermentação de aço inoxidável, nas quais é possível o controle da temperatura por meio de serpentinas em que circula ar frio. Não ocorre, nos vinhos brancos, a maceração, uma vez que as cascas foram eliminadas do processo.


Vinho Branco
Para a produção de vinhos brancos secos, a fermentação ocorre até a transformação de todo o açúcar em álcool etílico. Para se produzir um vinho branco leve e frutado, mantém-se a temperatura entre 8 e 10 graus Celsius.


O controle da temperatura permite conferir características diferentes ao vinho branco: com temperaturas mais baixas, produz-se brancos mais frutados e com vida mais curta; elevando-se a temperatura, os vinhos tornam-se mais longevos. Poucos vinhos vão aos barris de carvalho, onde a oxigenação produz o efeito colateral de reduzir o frescor.


Principais uvas brancas


Chardonnay: É a principal uva branca. Graças à facilidade de cultivo, resistência e produtividade, espalhou-se pelo mundo, sendo a base de vinhos brancos muito secos. É a uva do Chablis e produz vinhos excelentes na Borgonha, na França. É encontrada na Califórnia (EUA), Chile, Argentina e Brasil.


Chenin Blanc: É a principal uva branca do Loire, onde produz longevos vinhos brancos e também vinhos de sobremesa.


Gewürztraminer: Encontrada na Alsácia (França) e na Alemanha.


Moscatel: Bastante espalhada pelo mundo. É encontrada na França, em Portugal, na Austrália e no Brasil.


Riesling: Pode ser encontrada tanto em regiões frias, como áreas da França e da Alemanha, como em áreas quentes, como Austrália e Brasil. Pode dar origem tanto a diferentes tipos de brancos, do mais seco ao mais doce.


Sauvignon Blanc: Encontrada nas regiões francesas de Bordeaux e do centro do Loire, estão presentes também no Brasil e no Chile.


Sémillon: Natural, como a maioria das uvas brancas, da França, tem dado origem a bons vinhos no Chile e na Austrália.




Copyright® 2014 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions