Vinho
Indicar para um amigo

Lidio Carraro Tannat Grande Vindima 2005 (Lidio Carraro)

País: Brasil (Encruzilhada do Sul - RS)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (100% Tannat)
Álcool: 16,26%
Temperatura de consumo: 16°C a 18°C
Preço: R$ 150,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A safra de 2005 no Sul do País é considerada uma das melhores da história do vinho brasileiro. Não foi diferente nos vinhedos da Lidio Carraro Vinícola Boutique, na lavoura de Encruzilhada do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, principalmente nas três parcelas que totalizam 2,3 hectares de vinhedos da cepa Tannat.

Segundo o enólogo Juliano Carraro, um dos filhos do proprietário da vinícola, as vinhas de quatro anos de idade produziram uvas preciosas, colhidas após atingirem maturação plena, conforme procedimento adotado pela empresa, e, coincidentemente à bela safra, os frutos apresentaram alta concentração de açúcar.

“A boa insolação justifica a alta concentração de açúcar da uva e, juntamente com o manejo das vinhas e o clima de forma geral em Encruzilhada do Sul, conseguimos elaborar um grande vinho apesar da pouca idade das plantas”, explicou Carraro.

O resultado foi o nascimento de um vinho com teor alcoólico de 16,26%, que surpreendeu a própria família Carraro, e também de alta acidez, se analisados separadamente, mas que não comprometeram o equilíbrio do Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2005, ao passo que ambos aspectos se harmonizaram à alta concentração da bebida e aos taninos característicos de um tinto da uva Tannat.

Na elaboração, de acordo com o enólogo, apenas o melhor sumo do que a uva oferece é aproveitado. “Há redução de cerca de 80% da produção desde o processo de brotação até o engarrafamento, e na elaboração ocorre uma prensangem bem leve das frutras que nem pode ser considerada a prensagem propriamente dita”, afirma Carraro.

Como todas as obras da Lídio Carraro, este Tannat não estagia em madeira. Foram produzidas apenas 3380 garrafas deste exemplar nacional, conforme afirmou o enólogo, sendo que ainda havia disponível na vinícola pelo menos 2,4 mil delas, em abril de 2008, quando o vinho foi degustado, durante a “Expovinis 2008”, na cidade de São Paulo.

Juliano Carraro acredita que o Tannat Grande Vindima 2005, por sua estrutura e características aromáticas e de paladar, se assemelha aos tintos franceses da região do Madiran, berço da uva Tannat. Trata-se de um vinho gastronômico que deve ser consumido entre 16°C e 18°C de temperatura após decantação.

Análise Técnica

Para o enólogo Juliano Carraro, um dos filhos do proprietário da vinícola Lídio Carraro, o Tannat Grande Vindima 2005 é um vinho que expressa toda a autenticidade da cepa e se assemelha, em função da sua estrutura e características aromáticas e de paladar, aos tintos franceses do Madiran, a região-berço da uva Tannat.

Apesar dos 16,26% de álcool na composição e a acidez elevada, se considerados isoladamente, o especialista explicou que o Tannat Grande Vindima 2005 é um vinho redondo, no qual os aspectos não se sobressaem, se harmonizam à alta concentração da bebida e aos taninos habituais de um tinto elaborado com a uva Tannat.

“O conjunto da obra o faz um vinho muito potente e equilibrado, com todos seus aspectos em plena harmonia, incluindo os taninos finos e passageiros”, afirmou o especialista.

No aspecto visual, Carraro descreveu a cor rubi negra do exemplar nacional com alguns reflexos violáceos observados ao posicionar a bebida contra a luz. “Sua alta densidade e concentração pode ser constatada pelas lágrimas marcantes quando circulado pela taça”, afirmou.

Na análise olfativa, o enólogo destacou os aromas de geléias de frutas negras e vermelhas exalados, bem como perfumes sutis que lembram chocolate e tabaco, além de notas de verniz e resina.

Por conta da quase nenhuma influência da vinícola no vinho, que sequer o passa por madeira, o aromas do Tannat Grande Vindima 2005 se confirmam na boca, segundo o enólogo. “Seus taninos são sólidos, bem perceptíveis, mas, ao mesmo tempo, são finos e passageiros, que se suavizam em 20 segundos depois do gole”, ressaltou.

Carraro ainda mencionou a boa persistência do vinho, recomendou decantação antes do consumo e sugeriu guarda até 15 anos para esse tinto nacional. Na opinião dele, o Tannat Grande Vindima 2005 é gastronômico ideal para acompanhar pratos com sabores marcantes como carnes exóticas, massas regadas a molhos carregados e queijos curados.

Juliano Carraro foi entrevistado por MundoVinho durante a "Expovinis 2008", realizada em São Paulo.

Nossa Análise

Um tinto exagerado. Essa é uma justa classificação para este Lidio Carraro Tannat Grande Vindima 2005. Trata-se de um vinho com acidez (sensação refrescante que provoca salivação) e álcool elevados (16,26%), se analisados isoladamente, mas que se harmonizam à alta concentração da bebida e aos taninos (substância adstringente que comprime lábios e gengivas) habituais de um tinto da uva Tannat.

Nesse sentido, este exemplar da Lidio Carraro é um vinho potente, gastronômico, que exige pratos para acompanhá-lo, como carnes exóticas, carneiro, massas regadas a molhos fortes e queijos curados. Um vinho que pode roubar a cena num jantar especial, por exemplo.

Seus aspectos visuais já denotam força: a cor rubi intensa e as lágrimas que se formam ao circulá-lo na taça são as principais evidências. No olfato, este Tannat da Lidio Carraro exala perfumes de geléia de frutas negras, principalmente de ameixa, além de notas sutis de chocolate e tabaco.

Na boca, a pegada esperada de um Tannat aparece, amarando gengivas e lábios principalmente na parte frontal, mas que se suaviza em segundos. Uma sensação aveludada na boca em função da alta densidade do vinho e certa refrescância que provoca salivação sob a língua também aparecem.

Vale ressaltar que em nenhum momento o álcool se destacou, a predominância sempre foi dos sabores e aromas. A temperatura de consumo ideal é de 16°C a 18°C e o produtor recomenda decantação. Este tinto nacional não passa por madeira e suporta guarda por até 15 anos.

MundoVinho experimentou o Lidio Carraro Tannat Grande Vindima 2005 em degustação no estande da empresa na "Expovinis 2008", realizada em São Paulo.

Harmonização

Carnes exóticas
Carneiro
Massas regadas a molhos fortes
Queijos curados

Onde Encontrar

Lidio Carraro Vinícola Boutique

(54) 3459-1222 (Bento Gonçalves – RS) – vinhos@lidiocarrao.com
www.lidiocarraro.com

Vinhos e Vinhos.com
(11) 3717-3432 (São Paulo)
www.vinhosevinhos.com

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions