Vinho
Indicar para um amigo

Bonarda Partida Limitada (Bodegas Nieto Senetiner)

País: Argentina (Luján de Cuyo – Mendoza)
Safra: 2002
Tipo: Tinto (100% Bonarda)
Álcool: 13,00%
Temperatura de consumo: 16ºC a 17ºC
Preço: R$ 73,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

De origem européia controversa, pois alguns acreditam que tenha nascido na região italiana de Piemonte, enquanto outros apostam no surgimento na região francesa do Jura, a cepa Bonarda tem grande presença na Argentina, embora apresente características profundamente diferentes à sua ancestral européia, seja qual for a origem real.

Para vários especialistas, com os quais nos somamos, a Bonarda do solo argentino se mostra bem superior a encontrada no europeu, sobretudo por se revelar mais elegante que a parente do Velho Mundo.

Durante muitos anos, a Bonarda foi cultivada na Argentina para a produção dos chamados “vinhos de mesa”, mais simples, nos quais os enólogos nem sequer se preocupavam em estampar o nome desta uva no rótulo. Em outros momentos, foi muito utilizada para a produção dos “cortes” ou “assemblages”, misturada com outras uvas.

Mais recentemente, esta uva tem merecido uma atenção maior dos viticultores e, em especial, das equipes técnicas das grandes vinícolas. Este Bonarda Partida Limitada 2002, da Bodegas Nieto Senetiner, revela bem o grau de interesse e cuidado com que os técnicos passaram a dedicar a cepa.

É produzido numa pequena parte dos vinhedos da Nieto Senetiner em Luján de Cuyo, em Mendoza, plantados em 1973. A safra de 2002 é considerada prodigiosa pelos técnicos daquele país e, conforme critério da vinícola, a produção ficou entre 5 mil a 8,7 mil quilos por hectare, ou seja, buscando altíssima concentração.

Também para privilegiar a concentração de seus vinhos, a Nieto Senetiner se tornou famosa por promover controle hídrico em seus vinhedos. Esse Bonarda Partida Limitada 2002 passou por barris de carvalho francês por um período de 18 meses e está pronto para consumo, embora deva evoluir se guardado até 2012, segundo a Bodega. A temperatura recomendada para serviço é de 16ºC a 17ºC. O toque luxuoso da apresentação do vinho está em seus rótulos feitos de metal.

Análise Técnica

O sommelier Rodolfo Chaves, da Casa Flora, importadora e comercializadora do Bonarda Partida Limitada 2002, entende que esse é o melhor vinho desta cepa produzido na Argentina. “A Nieto Senetiner contava com a Bonarda em uma pequena parcela de seus vinhedos e essa parcela foi isolada, passou por uma vinificação diferenciada e envelheceu em barricas novas de carvalho francês”, conta o especialista.

Para ele, o vinho apresenta uma coloração acastanhada, escura, “puxada para terra e mais pálida do que o rubi”. Nos aspectos aromáticos, Chaves apontou a presença de odores de frutas negras, passificadas, com notas mais marcantes de framboeza. “Notamos madeira também, bem forte”, adiciona.

No paladar, o especialista observa que o Bonarda Partida Limitada 2002 se apresenta encorpado, pesado, porém com taninos macios e ótima acidez. Os aromas de frutas combinadas com madeira se confirmam nos sabores e, após o gole, a persistência é “impressionante”, de acordo com o sommelier. “O sabor permanece por muito tempo, por mais de 30 segundos”, relata.

Chaves acredita que o exemplar argentino se aproxima muito dos bons Bonardas encontrados na Itália. “A uva é de origem italiana e este vinho lembra muito os italianos, ao apresentar taninos mais macios e boa acidez”, justifica.

Segundo o especialista, o Bonarda Partida Limitada 2002 está pronto para consumo, mas poderá evoluir se guardado corretamente até 2010 ou 2012.

“Embora harmonize bem com carnes vermelhas, entendo que a tipicidade deste vinho recomenda que ele acompanhe massas com molhos encorpados”, sugere.

Nossa Análise

Há algum tempo os Bonardas têm encantado a equipe de MundoVinho. E com este Bonarda Partida Limitada 2002 da Bodegas Nieto Senetiner não foi diferente. Em primeiro lugar, porque foge um pouco da característica da Malbec, uva ícone da Argentina, nos possibilitando beber algo diferente.

Mas, e principalmente, porque há que se reconhecer que o trabalho desenvolvido por algumas vinícolas com esta uva tem sido efetivamente bem-sucedido. É fato que os Bonardas argentinos não costumam apresentar grande complexidade de aromas e sabores. Mas, neste caso, nos parece que até esse paradigma foi um pouco quebrado.

No exame visual, por exemplo, notamos uma coloração vermelha bem intensa, profunda, de iluminação quase intransponível, quando a taça foi colocada contra a luz.

Os aromas se destacaram na avaliação. Primeiro, um cheiro intenso de madeira combinada com frutas negras, algo como amora, combinado com especiarias. Após alguns giros na taça, era também possível notar odores de tabaco, algo defumado e uma leve ponta de couro.

Ao ser bebido, revelou-se muito encorpado na boca, ao gerar uma sensação de “peso”, em virtude da concentração de extrato do vinho. Teve “pegada” marcante, ou seja, contração de lábios e gengivas, embora o tanino, a substância presente na casca da uva que provoca esta sensação, tende a ser sempre comedido na Bonarda. É o que os especialistas chamam de “tanino macio”. Nos parece que, embora estivesse pronta para o consumo, essa safra 2002 ainda pode evoluir e se tornar mais macia.

Há que se destacar ainda a explosão de sabores frutados na boca e a acidez bastante equilibrada, provocadora de salivação, bem combinada com o álcool, de 13%. Depois do gole, o sabor permaneceu por muito tempo na boca, por mais de 20 segundos.

Com sua apresentação luxuosa, de rótulo feito de metal, o Bonarda Partida Limitada 2002 pode ser um excelente presente para amigos, além de um grande vinho para uma refeição a base de massa.

Harmonização

Carnes vermelhas
Caças
Massas com molhos encorpados
Risoto de funghi ou shitake

Onde Encontrar

Casa Flora

www.casaflora.com.br
(11) 3327-5199 (São Paulo)

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions