Vinho
Indicar para um amigo

Conde de Foucauld Demi-Sec (Cooperativa Vinícola Aurora)

País: Brasil (Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos – Serra Gaúcha)
Safra: -
Tipo: Espumante (Merlot, Pinotage e Cabernet Franc)
Álcool: 11,50%
Temperatura de consumo: 14ºC a 18ºC
Preço: R$ 12,80

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Conde de Foucauld constitui a linha de produtos mais simples (básicos) da Cooperativa Vinícola Aurora. Com esses exemplares, a empresa procura estimular uma maior escala de consumo no mercado brasileiro, oferecendo vinhos de preços mais baixos. Isso não significa, conforme enfatiza a direção da empresa, abrir mão da qualidade. O foco está exatamente em oferecer um vinho correto a um custo relativamente baixo, voltado para o consumo do dia-a-dia.

E na combinação entre qualidade e preço reside uma das forças deste Conde de Foucauld Demi-Sec. Outro ponto interessante está no perfil mais eclético desse espumante, que tende a agradar mais àqueles que começam a se familiarizar com a bebida, mas ainda não têm um paladar habituado com sabores mais secos. Por outro lado, para quem já tem familiaridade com sabores de vinhos, as eventuais carências desse espumante são resolvidas com a escolha correta de qual ocasião ele deve ser servido.

Merlot, Pinotage e Cabernet Franc são as uvas a compor este Conde de Foucauld Demi-Sec. Não existe, segundo a Aurora, uma determinação específica sobre quanto de cada uva deva formar esse espumante. Depende, basicamente, da disponibilidade das uvas nos produtores e do desempenho que cada casta obteve em cada safra. O exemplar também não é safrado.

As uvas são produzidas no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, pelos cooperados da Aurora. Depois da primeira fermentação e mistura dos vinhos, com breve contato das cascas das uvas com o líquido para torná-lo rosé, a bebida passa pela segunda fermentação pelo método Charmat, no qual, em tanques de inox, o vinho recebe uma mistura de leveduras e açúcares para a liberação de gás carbônico (que formam as borbulhas do espumante) e álcool. Esse processo dura de 30 a 45 dias, no caso desse exemplar.

Depois de engarrafado, permanece em estoque por duas semanas para estabilização da bebida, seguindo depois para comercialização. É um dos produtos mais fáceis de se encontrar no mercado brasileiro, disponível inclusive em supermercados. A temperatura de consumo é de 5ºC a 8ºC e vai bem escoltando sobremesas ou num happy hour.

Análise Técnica

A relação entre qualidade e preço da linha Conde de Foucauld é “quase imbatível” na opinião do enólogo-chefe da Cooperativa Vinícola Aurora, Antônio Czarnobay. “Por um preço bastante acessível, oferecemos um vinho de qualidade, muito correto. Por isso nosso foco, nessa linha, é de popularizar o consumo de vinhos”, justifica o especialista.

Essa filosofia orienta a produção e o posicionamento de mercado do espumante Conde de Foucauld Demi-Sec, explica Czarnobay. Exatamente por isso, afirma o especialista, é um produto que se propõe a ser simples, leve, “sem exigir grandes reflexões”.

Assim, comenta o enólogo-chefe da Aurora, o espumante de coloração rosé possui uma perlage muito fina e persistente. É na cor, segundo o especialista, que surge um dos segredos desse espumante, por se revelar muito bonito e atraente. As borbulhas são abundantes e de tamanho fino para médio.

“No aroma, revela bastante frescor e odores cítricos, combinado um pouco com fruta vermelha”, comenta. “Vale lembrar que, antes de tudo, há um aroma normal para um espumante de qualidade, mas que não se propõe a ser de grande complexidade”, ressalva.

Ao paladar, explica o especialista da Aurora, a mesma simplicidade se confirma. “A acidez é marcante, de um espumante macio e equilibrado, mas não há grande complexidade e nem cremosidade. É levemente adocicado, inclusive por ser um demi-sec, mas nada enjoativo”, descreve. “Simples, leve, jovial, frutado e floral, sem grandes pretensões”, resume, ao qualificar a persistência média.

A dica de consumo, segundo Czarnobay, é para que Conde de Foucauld Demi-Sec seja servido como aperitivo em happy hour, mas agradará também se for a bebida de entrada numa refeição, por exemplo, acompanhando uma salada ou pratos preparados com frutas.

Nossa Análise

Para quem não está muito familiarizado com espumantes secos e que procuram bebidas “docinhas”, mais fáceis de beber, tende a se identificar com este Conde de Foucauld Demi-Sec. Já para quem está mais habituado com esse tipo de bebida, a indicação vai para harmonizar esse exemplar com sobremesas a base de frutas. Certamente é a ocasião em que este exemplar mais agrada.

A coloração rosé e o bom volume de borbulhas são atrativos que pesam na hora de bebê-lo. Ao nariz, o Conde de Foucauld Demi-Sec gera uma sensação de frescor, acompanhado de um cheiro gostoso e marcante de fruta cítrica, remetendo a casca de limão, por exemplo. Há também uma leve presença de fruta vermelha, com um cheirinho de cereja.

No olfato não há nada que remeta a algo adocicado, mas a primeira sensação que esse espumante provoca na boca é o sabor levemente doce. A sensação surge quase que imediatamente ao toque da bebida na língua. Na seqüência, aparece uma combinação de gostos frutados, novamente aparecendo a cereja combinada com a citricidade. Surge também um sabor floral, que lembra a rosas.

É fácil de beber e o álcool, de 11,50%, não aparece dentro da estrutura equilibrada e leve do exemplar.

A sensação refrescante é muito agradável, geradora de boa salivação na boca. Mas, como o sabor doce marca bastante, o Conde de Foucauld Demi-Sec se torna um pouco enjoativo. Exatamente por isso vai tão bem escoltando uma sobremesa, como frutas da estação.

Harmonização

Aperitivo
Pratos leves a base de frutos do mar
Saladas leves
Assados (aves e suínos) a base de frutas
Sobremesas, como frutas da estação

Onde Encontrar

Vinhos e Vinhos
(54) 3463-8380 (Bento Gonçalves – RS)
www.vinhosevinhos.com/aurora

Copyright® 2014 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions