Vinho
Indicar para um amigo

Salton Volpi Gewürztraminer 2009 (Vinícola Salton)

País: Brasil (Serra Gaúcha – Bento Gonçalves; Campanha Gaúcha - Bagé)
Safra: 2009
Tipo: Branco (100% Gewürztraminer)
Álcool: 13,00%
Temperatura de consumo: 8ºC a 10ºC
Preço: R$ 25,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Gewürztraminer, uva franco-alemã, é uma das mais difíceis e delicadas de serem cultivadas. Exatamente por isso, não é muito disseminada entre produtores nacionais e, geralmente, só vingam em anos de boas safras.

Por ser uma das poucas vinícolas tradicionais a manejar essa especialidade, a Salton tem procurado, dentro do possível e conforme o comportamento de cada safra, abastecer o mercado com o Salton Volpi Gewürztraminer.

Em 2009, ano em que a safra teve comportamento distinto entre uvas brancas e tintas – as primeiras obtiveram desempenho excelente, enquanto as restantes variaram entre fracas e boas, conforme a região –, foi possível lançar uma nova série do exemplar.

“Menos de 10 mil garrafas”, informa o diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat. “Na verdade, por ser uma uva complicadíssima, muito sensível a enfermidades, poucos produtores se dispõem a cultivar a Gewürztraminer”, explica.

Assim, a vinícola trabalhou com cultivo próprio da cepa em suas terras em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e em Bagé, na Campanha Gaúcha, além de apoiar alguns produtores das mesmas localidades para expandir a colheita e, dessa forma, obter uma escala mínima para fabricação do Salton Volpi Gewürztraminer. “É uma homenagem ao Ângelo Salton (um dos proprietários da vinícola, falecido em fevereiro de 2009). Todas as vezes que me encontrava, ele cobrava a Gewürztraminer, dizendo que tínhamos que produzir essa uva. Fizemos algo bom, muito especial e com muito cuidado”, relata.

A região montanhosa da Serra Gaúcha é formada por solos pedregosos e argilosos, de clima de dias ensolarados e noites frias. Já Campanha, quase na divisa com o Uruguai, se caracteriza por solos arenosos, pobres em matéria orgânica e verões quentes e secos.

Após colhidas, as uvas passaram por câmara fria, desengaço, fermentação e o vinho estagiou por tanques de aço inox com temperatura controlada até o engarrafamento. A safra 2009 está pronta para consumo, com temperatura entre 8ºC e 10ºC, podendo ser o Salton Volpi Gewürztraminer servido como aperitivo ou acompanhando um prato em refeição.

Análise Técnica

Lucindo Copat, diretor-técnico da Vinícola Salton, apresenta o Santon Volpi Gewürztraminer como um vinho “ótimo para acompanhar peixes com molhos de ervas e queijos”. “Apesar de ser uma uva muito complicada, sensível a enfermidades, conseguimos desenvolver um vinho muito especial, com muito cuidado”, relata.

Segundo ele, para cepas brancas, a safra 2009 foi excepcional. “Verificamos um desempenho excelente com brancos precoces, caso de Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e, nesse caso, Gewürztraminer”, pontua.

O Santon Volpi Gewürztraminer apresenta, conforme relato do especialista, coloração de um amarelo muito claro, com reflexos esverdeados.

“Os aromas denotam rosa branca, característico da cepa, combinados com lichia, frutas tropicais e cítricas”, aponta. “Típico da Gewürztraminer, apresenta também notas de especiarias, odores picantes”, adiciona.

De acordo com o especialista, na boca, o vinho revela “boa frescura, uma acidez muito boa, crocante e de boa persistência”, além de estar bem integrado com o álcool de 13%. “É um vinho leve e que pode ser servido como aperitivo ou acompanhando um prato.”

Nossa Análise

De difícil cultivo e, portanto, baixa escala de produção no Brasil, a Gewürztraminer é uma das apostas da Vinícola Salton na diversificação de seu portfólio de vinhos. E muito bem-vinda, vale dizer, por possibilitar aos consumidores brasileiros dispor de alternativas e fugir de mesmices em nosso mercado.

O Salton Volpi Gewürztraminer 2009 caracteriza-se por apresentar a tipicidade da uva franco-alemã, nascida na região da Alsácia. O exemplar conta com uma coloração amarela muito clara, quase incolor, com reflexos levemente esverdeados. Um vinho límpido, brilhante e sedutor na sua aparência, aromas e sabores.

Muito perfumado, apresenta cheiros que remetem a frescor, frio e elegância, a permear uma explosão intensa de perfumes de flores e frutas. Notamos pétalas de rosas brancas, principalmente, ao primeiro contato. Das frutas, um odor marcante e característico de lichia, além de uma presença intensa de frutas cítricas, algo de limão e lima, e uma ponta de melão e maçã. Todos os perfumes característicos da Gewürztraminer.

O branco seco se revelou na boca extremamente refrescante, trazendo a sensação de “frio”. Há uma boa acidez, provocadora de salivação abundante, enquanto o álcool de 13% é muito bem integrado com os sabores cítricos, maçã, lichia e pêra. Muito leve e fácil de beber, o  Salton Volpi Gewürztraminer 2009 preenche bem a boca, nada explosivo, mas com elegância, sem rusticidade. Tem um sabor levemente adocicado, mas, de forma até surpreendente, não tem nada de enjoativo – mesmo quando não esteve na temperatura ideal.

Após o gole, tem uma longa persistência, de mais de cinco segundos, deixando um retrogosto cítrico e um leve e muito agradável amargor, lembrando a casca de laranja. Não exige nenhum acompanhamento gastronômico, podendo ser servido como um aperitivo ou vinho de entrada em uma refeição ou recepção. Não resta a menor dúvida, porém, que terá um desempenho muito mais interessante se for escoltado por um queijo fresco e peixes com molhos de ervas.

A safra 2009 está pronta para consumo imediato, mantendo a jovialidade do vinho. Após aberto, recomenda-se ser mantido em um balde com gelo ou winecooler.

Harmonização

Aperitivo
Peixe grelhado com molho de ervas
Queijos frescos
Carnes brancas
Ravioli de ricota
Canelone de ricota

Onde Encontrar

Vinícola Salton
(11) 6959-3144 (São Paulo) ou (54) 2105-1000 (Bento Gonçalves)
www.salton.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions