Vinho
Indicar para um amigo

Vicar`s Choice Sauvignon Blanc 2007 (Saint Clair)

País: Nova Zelândia (Marlborough)
Safra: 2007
Tipo: Branco (100% Sauvignon Blanc)
Álcool: 12,50%
Temperatura de consumo: 9ºC
Preço: R$ 75,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Sauvignon Blanc é uma das principais e mais cultivadas uvas na Nova Zelândia. Nativa da região francesa do Loire, se deu muito bem em Marlborough, na Ilha do Sul, onde se concentra a maior parte das vinícolas do país.

Ali, as uvas sofrem grande exposição à luz solar, chove pouco e as noites são frias, um ótimo clima que contribui para o amadurecimento dos frutos e a elaboração de bons vinhos brancos de Sauvignon Blanc.

A Saint Clair está instalada em Malborough e produz grande variedade de rótulos. Um dos brancos secos é este Vicar`s Choice Sauvignon Blanc, cujas uvas foram colhidas de diferentes vinhedos localizados em diversas sub-regiões como Benmorven, Rapaura, o Lower Wairau Valley e o Brancott Valley.

No processo de vinificação deste vinho, o contato com as cascas é mínimo e o mosto é fermentado em temperaturas frias, em cubas de inox. Depois, o vinho é engarrafado e lacrado por uma tampa de rosca (screw cap).

A Grand Cru é o importador oficial ao Brasil e distribui alguns milhares do exemplar no mercado nacional. Por recomendação da própria vinícola, este vinho deve ser degustado a 9º C e desempenha um bom papel acompanhando pratos vegetarianos, saladas, peixes e frutos do mar. A sugestão é tomá-lo em dias quentes, mantendo a garrafa mergulhada num balde com água e gelo para conservar a temperatura.

MundoVinho experimentou este branco em setembro de 2009.

Análise Técnica

Na opinião do gerente Carlos Eduardo Nogueira, da loja da importadora Grand Cru de Moema, em São Paulo, o Vicar`s Choice Sauvignon Blanc 2007, da Saint Clair, é um branco seco leve que deve agradar o paladar da maioria dos consumidores, inclusive de iniciantes.

Na avaliação visual, Nogueira descreveu a coloração amarelo-palha clara e os reflexos esverdeados, além do brilho como características corretas e esperadas para um Sauvignon Blanc.

No nariz, o especialista destacou os aromas frutados do vinho, de frutas frescas, como o de abacaxi, além de notas herbáceas. Afirmou também que os aromas amadurecem na medida em que o vinho vai “esquentando” na taça.

Em seus comentários sobre o desempenho do vinho na boca, o gerente afirmou ser um exemplar leve, fácil de beber e com acidez um pouquinho abaixo do necessário, mas que não compromete o equilíbrio deste branco seco.

Ele também classificou a persistência do vinho como boa e afirmou que, por orientação da própria vinícola, o vinho deve ser consumido o quanto antes, na temperatura de 9ºC. Pode ser degustado sozinho ou acompanhando saladas, peixes, frutos do mar e pratos vegetarianos.

Nossa Análise

O Vicar`s Choice Sauvignon Blanc 2007, da Saint Clair, é uma boa opção aos degustadores que desejarem apreciar um vinho branco da Nova Zelândia elaborado com a uva ícone local. De preferência durante um dia quente de sol, com a garrafa mergulhada num balde com água e gelo para conservar a temperatura de serviço de 9ºC.

Trata-se de um vinho branco seco de corpo leve (sensação tátil na boca), frutado e que poderia ser mais refrescante do que é, mas nada que comprometa sua qualidade. Há a possibilidade de ser consumido sozinho, sem acompanhamentos, e também é uma boa pedida para escoltar saladas, peixes grelhados ou com molhos leves, frutos do mar e ainda pratos vegetarianos.

Está pronto para o consumo e o degustador não deve esperar muito tempo para desrosquear a tampa screw cap, conforme recomendação da própria Saint Clair, a vinícola produtora.

Possui coloração amarelo-palha clarinha, brilhante com os reflexos esverdeados. No nariz, destacam-se os aromas de frutas brancas, especialmente de abacaxi. Conforme o vinho aumenta de temperatura na taça, esse aroma passa de fruta mais madura e de casca de abacaxi. Um leve aroma herbáceo e floral também pode ser perceptível no exemplar.

Na boca, um vinho leve, despretensioso e muito agradável, na qual o sabor de abacaxi é o mais marcante. Sua acidez (sensação refrescante que provoca salivação) poderia ser um pouquinho mais elevada, e há ainda uma ponta salgadinha, meio mineral, agradável, além da boa persistência depois do gole, condizente com a proposta deste Sauvignon Blanc.

Harmonização

Pratos vegetarianos
Saladas
Peixes
Frutos do mar

Onde Encontrar

Grand Cru
(11) 3624-5819 ou (11) 3062-6388 (São Paulo)
www.grandcru.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions