Vinho
Indicar para um amigo

Foppiano Pinot Noir Estate (Foppiano Vineyards)

País: Estados Unidos (Califórnia – Sonoma)
Safra: 2006
Tipo: Tinto (100% Pinot Noir)
Álcool: 14,50%
Temperatura de consumo: 16o a 18o C
Preço: R$ 93,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Foppiano Vineyards foi fundada em 1896 e está situada em Sonoma, mais especificamente no vale do rio Russian, uma região mais fria e sob influência do Oceano Pacífico, onde a uva Pinot Noir se dá muito bem e produz vinhos considerados os melhores dessa variedade de toda a Califórnia.

A propriedade da família Foppiano possui 200 acres, sendo 140 de plantações de Petite Sirah, Cabernet Sauvignon, Merlot e da própria Pinot Noir. Sua produção anual alcança 50 mil caixas, suficientes para atender o mercado nacional e para exportação.

Desse Pinot Noir Estate 2006 a produção foi de apenas 3.100 caixas e o engarrafamento do vinho, em dezembro de 2007. Durante a vinificação, foram nove meses de passagem por barricas de carvalho francês e americano. No centenário da vinícola, os proprietários decidiram pela produção apenas de tintos e os rotularam como Foppiano Vineyards, da mesma forma que ocorria em 1896.

Algumas dessas garrafas chegaram ao Brasil pela recém lançada importadora Smart Buy Wines, focada em oferecer especialmente vinhos californianos bem pontuados por preços de mercado comparativamente mais baixos.

No mês de maio de 2010, em degustação no restaurante Cantaloup, na cidade de São Paulo, a importadora apresentou alguns de seus rótulos americanos, incluindo o Pinot Noir da Foppiano Vineyards.

O tinto harmoniza muito bem com carnes de cordeiro, frango e pato, além de acompanhar queijos como gorgonzola e roquefort. Deve ser consumido entre 16°C e 18°C.

Análise Técnica

Na apresentação de alguns rótulos californianos da recém-lançada Smart Buy Wines, o sommelier da importadora, Luiz Alejandro, fez seus comentários sobre o Foppiano Pinot Noir Estate 2006, do vale do rio Russian.

Sua avaliação visual do vinho remeteu aos borgonhas, na qual ele destacou a coloração típica do tinto, um rubi pouco intenso com grande transparência, além dos aspectos corretos de brilho e limpidez.

No nariz, o especialista destacou a intensidade aromática desse tinto, de frutas como cereja e framboesa, além de toques de couro, baunilha e defumado, provenientes do estágio nas barricas de carvalho francesas e americanas.

Após o gole, na opinião de Alejandro, os aromas frutados se confirmaram na boca. Ele também apontou o equilíbrio desse vinho tinto seco e sua boa persistência. “Na boca um vinho sutil e leve, porém envolvente”, afirmou ele.

Para harmonizar com esse tinto californiano, o sommelier sugere carnes de cordeiro, frango e pato, além de foie gras, bem como queijos do tipo gorgonzola, roquefort e stilton. Deve ser consumido entre 16°C e 18°C. Um prato sugerido é costeletas de cordeiro grelhadas ao molho de alho, sesame e mel com batatas doces e vagens cozidas.

Nossa Análise

O Pinot Noir da Foppiano é considerado um clássico da vinícola californiana, o qual MundoVinho experimentou em abril, no restaurante Cantaloup, em São Paulo, em degustação promovida pela recém lançada importadora Smart Buy Wines.

Trata-se de um vinho recomendado para o dia a dia, mas que também pode acompanhar pratos mais bem elaborados contendo carnes de cordeiro, frango e pato, além de foie gras e queijos do tipo gorgonzola, roquefort e stilton.

Sua coloração vermelha rubi é a esperada para um vinho elaborado 100% com uvas Pinot Noir, ou seja, clarinho, brilhante e límpido. Seus aromas são intensos. Os que mais aparecem são de frutas e também aqueles decorrentes do estágio de nove meses em carvalho, tais como de framboesa, cereja, baunilha e um toque defumado.

Depois de alguns minutos na taça, aparecem outros aromas finos e delicados como café, ou mesmo de bala de café ou algo caramelado, demonstrando a boa evolução do vinho, seu ponto forte.

Na boca, destaca-se sua entrada frutada, com taninos (substância adstringente que comprime lábios e gengivas) leves e passageiros, bem como acidez (sensação refrescante que provoca salivação) correta e equilibrada com o teor alcoólico desse tinto seco. De corpo médio, ainda apresentou uma boa persistência depois do gole. Está pronto para consumo entre 16°C e 18°C.

Harmonização

Costeletas de cordeiro grelhadas ao molho de alho, sesame e mel com batatas doces e vagens cozidas
Frango
Pato
Foie Gras
Queijos Roquefort, Gorgonzola e Stilton

Onde Encontrar

Smart Buy Wines
(11) 2308-2793 (São Paulo) e (19) 3368-5351 (Campinas)
www.smartbuywines.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions