Vinho
Indicar para um amigo

Vegas 3 (Avelino Vegas Bodegas)

País: Espanha (Castilla y León)
Safra: 2007
Tipo: Tinto (60% Tempranillo, 20% Merlot e 20% Cabernet Sauvignon)
Álcool: 13,50%
Temperatura de consumo: 16ºC a 18ºC
Preço: R$ 60,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O tinto seco Vegas 3 leva o sobrenome dos produtores espanhóis da vinícola Avelino Vegas. Sediada em Segóvia, foi fundada em 1950 e hoje é dirigida por Fernando Vegas, filho de Avelino e representante da segunda geração da família nos negócios.

A vinícola possui quatro bodegas e, ao todo produz, milhões de garrafas de vinhos por ano, das denominações de Ribeira del Duero, Rioja, Rueda, Cigales e de Castilla & León.

O Vegas 3 é um desses rótulos e contribui para a tiragem da vinícola com cerca de 140 mil garrafas anuais. É elaborado a partir da uva emblemática espanhola Tempranillo (60%), mas agrega em seu blend 20% de Cabernet Sauvignon e a mesma porcentagem de Merlot.

A mistura de cepas faz deste tinto, segundo Fernando Vegas, o mais “internacional” da vinícola, criado para agradar o paladar, principalmente, dos consumidores do continente americano. “O Vegas 3 é um vinho de trago largo, ou seja, muito fácil de beber”, comenta, destacando a quase nenhuma adstringência do vinho.

As uvas tempranillo utilizadas são todas da denominação de origem de Ribeira del Duero, uma das mais nobres da Espanha. Porém, em função da presença superior a 15% de outras variedades no corte do vinho, o Vegas 3 leva a DOC (Denominação de Origem Controlada) de Castilla & Leon, que permite um rótulo não tão usual em se tratando de um exemplar espanhol.

Outra peculiaridade deste tinto é a passagem por quatro meses em barris de carvalho americano, francês e do Cáucaso, apenas do vinho da uva Tempranillo, antes da mistura.

MundoVinho degustou o Vegas 3 com o produtor Fernando Vegas, em São Paulo, no restaurante DiBaco, especializado em carnes e vinhos. No estabelecimento, localizado em Perdizes, pagam-se o preço de loja nos vinhos servidos à mesa.

Análise Técnica

“Este é o mais internacional de nossos vinhos.” A afirmação é de Fernando Vegas, proprietário das Bodegas Avelino Vegas, ao se referir ao tinto seco Vegas 3, durante degustação realizada no restaurante DiBaco, no bairro de Perdizes, em São Paulo, em março de 2012.

Elaborado com 60% de uvas Tempranillo, o Vegas 3 também leva em sua composição 20% de uva Merlot e 20% de Cabernet Sauvignon – blend pouco usual para um tinto espanhol, para que o resultado final seja um produto de exportação, mais agradável ao paladar do grande público consumidor de vinhos do continente americano, que muitas vezes prefere os vinhos do Novo Mundo.

“Nossa proposta com o Vegas 3 é de um tinto despretensioso, com trago largo, fácil de beber, com a cara do Novo Mundo, por isso adicionamos a Merlot e a Cabernet Sauvignon, uvas que contribuem para que a bebida fique mais agradável, principalmente na boca”, destaca Vegas.

Em sua avaliação, o Vegas 3 possui intensa coloração vermelha escura, com bordas granadas. No nariz, destacam-se os aromas de frutas escuras maduras, como ameixa e amora, bem como notas tostadas, em função dos quatro meses de passagem em carvalho.

Na boca, um vinho de corpo leve, segundo ele, ideal para ser servido em festas de casamento, por exemplo, bem como em outros momentos de diversão entre amigos. Vai bem também acompanhando jamón, carnes vermelhas, linguiça e frango na brasa.

Nossa Análise

O Vegas 3 é um tinto seco fino ideal para o degustador que ainda precisa se acostumar com as características marcantes de um vinho 100% da uva Tempranillo de origem espanhola.

Nele, são adicionadas 20% de Merlot e 20% de Cabernet Sauvignon, formando um blend que suaviza a bebida, tornando-a mais agradável ao paladar do grande público consumidor de vinhos.

Por conta disso, o Vegas 3 é um tinto fácil de beber, indicado para ser servido em casamentos, por exemplo, festas ou reuniões de amigos que pedem um vinho de qualidade, porém despretensioso.

Também vai muito bem com petiscos, como jamón e queijos, e ainda acompanha carnes vermelhas grelhadas e frango na brasa, entre outras sugestões.
 
Com coloração vermelha violácea bem escura e brilhante, o Vegas 3 tem aromas de frutas negras maduras, como ameixa e amora, bem como toques que evidenciam os quatro meses de passagem por carvalho francês, americano e do Cáucaso. Na boca, seu corpo é médio, com taninos (substância adstringente que amarra lábios e gengiva) bem leves e sabores de frutas destacadas, fazendo jus à sua condição de um vinho fácil de beber.

MundoVinho degustou o Vegas 3 no restaurante DiBaco, no bairro paulistano de Perdizes. Este tinto deve ser servido entre 16ºC e 18ºC.

Harmonização

Como aperitivo ou acompanhando carnes vermelhas grelhadas
Frango na brasa
Linguiça
Jamón

Onde Encontrar

Cantu Importadora
0300 210 1010
www.cantu.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions