Vinho
Indicar para um amigo

Aguacero Reserva Cabernet Sauvignon 2003 (Lagar de Bezana)

País: Chile (Alto Cachapoal)
Safra: 2003
Tipo: Tinto (100% Cabernet Sauvignon)
Álcool: 14,00%
Temperatura de consumo: 16ºC a 18°C
Preço: R$ 49,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O conceito de arte de se elaborar vinhos exercido pela vinícola Lagar de Bezana já pode ser observado nos rótulos, reservado para ilustrações do renomado artista chileno Carlos Maturana, o Bororo

É ele quem assina o rótulo (belíssimo, por sinal) deste Aguacero Cabernet Sauvignon, um vinho com produção por safra de 45,6 mil garrafas, elaborado com uvas provenientes da região do Alto Cachapoal.

Desde 2001, os vinhos da bodega estão a cargo da experiente enóloga Adriana Cerda, uma das primeiras a exercer a profissão no Chile. De acordo com o sommelier da Ana Import, Joel Peixinho, a enóloga acrescenta certo misticismo nas suas criações, ao buscar particularidades que garantam qualidade aos vinhos. Considera, por exemplo, efeitos da natureza e até dos espíritos dos mais antigos habitantes das áreas de cultivo das videiras para que o resultado do vinho seja de alta qualidade.

No caso do Aguacero, além de controle e misticismo no campo, o processo de produção inclui o estágio em barricas de carvalho francês durante períodos que variam de seis a oito meses, e o vinho permanece engarrafado por seis meses antes de ser disponibilizado ao mercado. A temperatura de serviço recomendada é de 16ºC a 18ºC para o consumo.

Análise Técnica

O Aguacero Reserva Cabernet Sauvignon foi degustado pela equipe MundoVinho em companhia do sommelier Joel Peixinho, da Ana Import, importadora exclusiva do rótulo.

No exame visual, Peixinho apontou a cor rubi profunda do vinho, intransponível pela luz. Os aromas de frutas vermelhas e especiarias foram os pontos ressaltados pelo sommelier no exame olfativo, além do toque de baunilha característico de exemplares que estagiam em barricas de madeira. “Trata-se de um vinho complexo e, ao mesmo tempo, equilibrado”, afirmou.

O especialista destacou vários aromas no vinho, tanto frutados, e de especiarias, como ainda os odores característicos do envelhecimento em carvalho, como baunilha, ao mencionar a complexidade do Aguacero Reserva. Quando se referiu ao vinho como equilibrado, destacou a harmonia entre os componentes percebidos na boca, o tanino “suave e doce”, a acidez e o álcool.

O sommelier ressaltou o equilíbrio do vinho também para lembrar que em nenhum momento a presença de 14% do álcool foi notada. Uma prova da qualidade do vinho, segundo o representante da importadora.

Nossa Análise

O grande destaque do Aguacero Reserva Cabernet Sauvignon é seu excelente equilíbrio e harmonia entre os aspectos gustativos como a acidez (provocadora de salivação), o tanino (a substância adstringente que “incha” a boca e os lábios, e o álcool. E o melhor, por um preço bem competitivo, diríamos até muito justo, dada a qualidade do vinho.

Aparentemente, os 14% de graduação alcoólica sugere sobreposição do álcool em relação aos demais aspectos. Entretanto, o que se percebe ainda no aroma é, inicialmente, uma nota doce de baunilha (em função do estágio em madeira) misturada com frutas vermelhas, além da presença de especiarias (típicas da cepa Cabernet Sauvignon) e um toque de canela. Nesse conjunto, o álcool nem sequer aparece, rompendo a pré-concepção.

Na boca, prevalecem os sabores das frutas vermelhas maduras, principalmente de ameixa e uva passa, acompanhado de tanino leve (atípico para um Cabernet Sauvignon, mesmo com passagem em carvalho) e uma acidez agradabilíssima, que provoca a salivação e denota o frescor desse exemplar.

O Aguacero se mostrou um vinho complexo, com aromas múltiplos, persistente no paladar, com retrogosto superior a oito segundos, e ainda com muito boa evolução na taça, já que depois de alguns minutos exalou um delicioso perfume de café.

A melhor para se degustar esse vinho é durante um jantar a dois em que o prato principal seja um estrogonofe de carne ou uma massa ao sugo.

Harmonização

Estrogonofe de carne
Massa ao sugo

Onde Encontrar

Ana Import
Telefone (11) 5501-1900 (São Paulo) ou  (71) 3337-1111 (Salvador)
www.anaimport.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions