Vinho
Indicar para um amigo

Casillero Del Diablo Reserva Privada (Concha y Toro)

País: Chile (Pirque, Vale Do Maipo – Peumo, Vale Do Rapel)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah)
Álcool: 14,50%
Temperatura de consumo: 18ºC
Preço: R$ 90,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A linha Casillero Del Diablo é a mais conhecida da vinícola Concha y Toro e se tornou uma espécie de ícone de vinhos chilenos no mercado global, vendido em mais de 120 países. É também o vinho do Chile mais consumido no Brasil, de acordo com a importadora Pernod Ricard. A produção desta edição especial, Casillero Del Diablo Reserva Privada 2005, ficou em cerca de 540 mil garrafas.

Elaborado a partir de dois vinhedos distintos, o vinho é um assemblage de 65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah, extraídas, respectivamente, dos Vales do Maipo (localidade de Pirque) e do Rapel (localidade de Peumo).

Pirque, por sinal a terra de origem do Casillero, está posicionada a 650 metros acima do nível do mar, uma região de clima temperado e solo aluvial, pobre em nutrientes, e com baixa retenção de água, garantindo condições ótimas para o cultivo da Cabernet Sauvignon, segundo a fabricante. Já Peumo é uma região que sofre a influência do rio Cachapoal, posicionada a 200 metros acima do nível do mar, e que sofre uma brisa de final de tarde capaz de converter a região notoriamente quente para uma zona fresca. Como o solo é argiloso e os vinhedos estão posicionados em ladeiras (sem retenção de água), as condições do terroir possibilitam um excelente amadurecimento da Syrah, gerando frutos pequenos e de maior concentração.

De acordo com o enólogo Marcelo Papa, da Concha y Toro, a decisão de produzir este exemplar ocorreu em virtude de o ano de 2005 poder ser considerado “excepcional” na vitivinicultura chilena. “Foi a melhor safra em décadas”, assegura. “Isso nos permitiu produzir este vinho com excelente potencial de guarda, sem preocupação para os próximos dez anos (até 2015)”, afirmou o especialista durante a apresentação do exemplar, em evento em São Paulo, ocorrido em agosto.

O Casillero Del Diablo Reserva Privada permaneceu por 14 meses em barricas de carvalho francês, antes de ser engarrafado. Deve ser consumido a uma temperatura de 17ºC e é um excelente acompanhamento para carnes em geral.

Análise Técnica

Um vinho espesso, redondo, com presença marcante de frutas maduras, mas com impacto provocado pela presença da Syrah, mais vibrante. A avaliação do Casillero Del Diablo Reserva Privada foi feita por um dos profissionais mais respeitados no mundo do vinho, o enólogo Marcelo Papa, da Concha y Toro.

Durante apresentação do vinho realizada em agosto de 2007 em São Paulo, o especialista destacou o bom equilíbrio apresentado pelo exemplar.

“É importante notar que a proporção de 65% de Cabernet Sauvignon e 35% do Syrah gera um bom equilíbrio, sem prevalecer uma predominância”, apontou Papa.

Segundo ele, o clima dotado de dias quentes e noite frias do Vale do Maipo, de onde advém a Cabernet Sauvignon, permite o desenvolvimento de boa coloração, além de garantir o amadurecimento dos taninos e aportar aromas elegantes. Já o Vale do Rapel, com seu ambiente mais fresco, dotou a Syrah de taninos mais suaves e potencializou o caráter mais frutado do vinho. “Muito brilhante e muito limpo, de coloração rubi intenso”, descreveu.

Para ele, o exemplar apresentou em seu aroma notas de cassis, muito elegantes, além de aromas “vibrantes” de frutas maduras como cereja e amora. Além disso, apontou a presença do carvalho francês, que promoveu nuances de baunilha e madeira aos aromas do Casillero Del Diablo Reserva Privada. “Os taninos são austeros e com expressão”, declarou, relatando a acidez equilibrada e o frescor elevado, durante o exame gustativo.

Um vinho que, segundo Papa, está pronto para tomar, mais que facilmente suporta uma guarda até 2015.

Nossa Análise

Quem se acostumou a ver (e beber) o Casillero Del Diablo como um vinho para o dia-a-dia, recomendamos uma atenção especial para esta edição Reserva Privada. É um vinho superior, não só demonstrado pelo preço, mas principalmente pela qualidade do produto.

O Casillero Del Diablo Reserva Privada agrada bastante em todos seus aspectos: cor e visual, olfato, gustativo e retrogosto. Apresenta coloração rubi intenso e brilhante, espesso, com pouca passagem de luz, denotando boa concentração.

Revela no nariz uma presença maior da Syrah do que da Cabernet Sauvignon. Assim, nota-se facilmente o cheiro de pimentão maduro, logo no primeiro momento, seguido, depois, pelo aroma de frutas vermelhas e madeira, algo adocicado, lembrando compota de cereja e uma ponta de framboesa.

Mas é na boca o seu grande momento. E aí é a vez da Cabernet Sauvignon aparecer. Tudo começa com uma presença que enche a boca, algo “carnudo”, com viscosidade, untando bem todos os cantos, mas sem provocar compressão de lábios e gengivas, sinal de o tanino ser macio e elegante. Depois, surge impressionante explosão de frutas vermelhas, sobressaindo cassis e cereja.

O álcool de 14,5% é bem integrado à ótima acidez, que traz uma salivação muito gostosa, embaixo da língua principalmente, acompanhada de um frescor, algo frio, trazido pela Syrah.

Depois do gole, o gosto continua na boca por um bom tempo, com uma ponta amadeirada e uma ponta doce, de baunilha. Deixe o vinho em contato com o oxigênio, na taça, e mais uma vez você notará que a Syrah vence a batalha de aromas, com o odor evoluindo para torrefação e café, típico desta cepa.

O Casillero Del Diablo Reserva Privada é um vinho excelente para acompanhar jantares comemorativos ou para presentear amigos e parentes em ocasiões especiais.

Harmonização

Carnes vermelhas grelhadas
Queijos de média e alta maturação

Onde Encontrar

Pernod Ricard
Telefone: 0800-014-2011
www.pernodricard.com.br

Copyright® 2014 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions