Vinho
Indicar para um amigo

Salton Poética (Vinícola Salton)

País: Brasil (Serra Gaúcha - Bento Gonçalves)
Safra: -
Tipo: Espumante (100% Pinot Noir)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 6°C a 8°C
Preço: R$ 25,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

O Poética é um dos agradáveis lançamentos de espumantes nacionais de 2007, tendo aparecido para o mercado em maio e com o status de primeiro vinho rosé produzido pela Salton.

A vinícola optou pelo uso de uvas Pinot Noir – variedade tradicional presente nos grandes espumantes do mundo – na composição do Poética, e utilizou o método Charmat para a segunda fermentação do vinho, em tanques de aço inox climatizados em 12°C de temperatura.

Sua cor blush, ou cereja, foi cuidadosamente obtida pelo enólogo responsável por meio do contato inferior a 24 horas do vinho com as cascas das uvas, conforme explicou a sommelière da Salton, Carina Cooper, à frente da degustação do Poética, realizada em outubro de 2007, no Madame Aubergine Atelier Escola de Cozinha, na capital paulista.

De acordo com a especialista, o Poética foi idealizado para ser um vinho de degustação em ocasiões descompromissadas. “A proposta deste espumante é de uma bebida com muito frescor, jovialidade e aromas e sabores de frutas frescas, além da delicadeza de um vinho leve”, afirmou Carina.

A recomendação da Salton é para consumo imediato do Poética, mas o espumante suporta uma guarda máxima de até quatro anos (2011). Pode ser servido como aperitivo ou acompanhando canapés, peixes e frutos do mar, sempre entre 6°C e 8°C.

Vale destacar ainda a ótima relação preço/prazer do Poética, uma excelente opção para as comemorações de final de ano.

Análise Técnica

Foi no Madame Aubergine Atelier Escola de Cozinha, em São Paulo, no mês de outubro de 2007, que a sommelière da Salton, Carina Cooper, respondeu sobre as características do Poética à equipe MundoVinho.

Ela reservou a maior parte do tempo para destacar os aspectos visuais deste que é o primeiro vinho rosé da vinícola gaúcha, atentando, em primeiro lugar, para a tonalidade do Poética, de cor blush, ou mais puxada para o cereja, e brilhante, em decorrência de menos de 24 horas de contato das cascas das uvas com o vinho.

“Essa é a tonalidade dos rosés nacionais, diferentemente do que ocorre com os vinhos da Provance, que puxam mais para o salmão”, explicou a especialista.

Em seguida, ao servir o espumante, Carina fez questão de mostrar o cordão de espuma formado ao redor da taça, além das borbulhas finas e constantes apresentadas pelo Poética.

Ao aproximar a taça do nariz, a representante da Salton identificou aromas de flores e frutas frescas como cassis, framboesa, morango e mirtilo. E depois do primeiro gole, ela descreveu o frescor, a maciez e a cremosidade do espumante rosé, com persistência de sabor.

Para Carina, o Poética é para ser degustado em ocasiões descompromissadas, como aperitivo ou acompanhando canapés, peixes e frutos do mar. A recomendação de serviço é entre 6°C e 8°C de temperatura.

Nossa Análise

A ótima relação preço/prazer é o melhor atrativo do espumante Poética, o primeiro vinho rosé produzido pela Vinícola Salton, no sul do Brasil. Trata-se de um vinho novo, lançado em maio de 2007, indicado a ser degustado principalmente como aperitivo, em momentos de descontração. Um espumante alegre, sem dúvida.

Sua cor cereja brilhante chama a atenção, bem como o rótulo do vinho tricolor: vermelho, branco e dourado.
 
Servido gelado – entre 6°C e 8°C – o Poética se revela na melhor condição para ser apreciado, formando uma boa camada de espumas que se transformam num colar permanente na taça (sinal de cremosidade). Ao mesmo tempo, o espumante apresenta as borbulhas finas e persistentes, ou seja, uma perlage regular, de boa qualidade.

Seus aromas são cítricos, de frutas frescas e algo de flores. Na boca se mostra um vinho leve (pouco encorpado e baixa graduação alcoólica) e refrescante, ideal para os dias quentes.

No primeiro momento, chega a ser perceptível um leve toque adocicado agradável do Poética, mas passageiro, já que se trata de um espumante rosé brut.

Para as festas de final de ano, este produto da Salton pode ser uma boa opção de espumante. Ele não consegue substituir um legítimo Champagne, até porque sua proposta não é essa, mas certamente proporcionará ótimos brindes.

Harmonização

Como aperitivo
Canapés
Frutos do mar e peixes (salmão, congrio e linguado)

Onde Encontrar

Vinícola Salton
(11) 6959-3144 (São Paulo) ou (54) 2105-1000 (Bento Gonçalves)
www.salton.com.br

Copyright® 2014 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions