Vinho
Indicar para um amigo

Ercavio Tempranillo Roble 2005 (Más Que Vinos) (Más Que Vinos)

País: Espanha (Castilla - Toledo)
Safra: 2005
Tipo: Tinto (100% Tempranillo)
Álcool: 13,50%
Temperatura de consumo: 18ºC
Preço: R$ 54,10

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

Castilla é uma das regiões espanholas que tem se destacado na evolução da vitivinicultura nos últimos anos, por apostar pesadamente na combinação das mais modernas tecnologias com métodos tradicionais de produção de vinho. É de lá que vem esse Ercavio Tempranillo Roble 2005, elaborado pelo produtor Más Que Vinos.

Na região, a uva Tempranillo é conhecida como Cencibel, cultivada, neste caso, em vinhedos posicionados na localidade de Ocaña, a cerca de 700 metros acima do nível do mar. Ali, os solos são compostos de calcária e argila, a pluviosidade é muito baixa e o clima é predominantemente continental, com temperaturas elevadas durante o verão, noites frescas e invernos rigorosos.

A colheita manual acontece no fim de setembro, passando-se à fermentação em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada de 28°C. Depois, o vinho é transferido para ânforas de argilas chamadas tinajas manchegas para enfrentar um novo processo de fermentação (desta vez, melolática).

O afinamento e maturação são feitos em barricas de carvalho americano e francês por um período de cinco meses, seguindo para engarrafamento e posterior comercialização.

De acordo com a importadora Decanter, o Ercavio Tempranillo Roble 2005 está pronto para consumo e suporta uma guarda até 2010. A temperatura de consumo recomendada é de 18°C.

Análise Técnica

Jovem, com coloração muito viva, violáceo, o Ercavio Tempranillo Roble 2005 é um vinho muito interessante, na avaliação do sommelier Cezar França, diretor da importadora Decanter em São Paulo. “É capaz de escoltar bem um prato ou ser tomado sozinho, revelando boa versatilidade”, qualifica o especialista.

Segundo ele, o exemplar apresenta notas olfativas com muita presença de fruta escuras, caso de ameixa, mirtilo e cerejas negras, além de aspectos minerais. “A explosão de perfumes é bem perceptível”, observa França.

E todos esses aromas se confirmam, depois, como sabores, com uma presença também marcante de madeira. “Nesse caso, a madeira cumpre mais uma função de tempero, de forma complementar ao conjunto harmonioso do vinho”, explica o especialista.

Ao comentar os aspectos gustativos do Ercavio Tempranillo Roble 2005, França considera ser um produto “bem estruturado, com corpo médio”. “Agradável, se revela macio e com boa persistência após o gole”, pontua, acrescentando como harmonioso o conjunto formado por acidez, álcool e tanino.

Nossa Análise

Ercavio Tempranillo Roble 2005. Aí está um vinho muito bom para fugir da mesmice. Um exemplar muito interessante, versátil e que certamente tem condições de agradar a diversos tipos de paladares.

Mais do que um aspecto visual de boa concentração, com líquido escuro, vermelho com toques violáceos, o que marca mesmo este vinho é a diversidade de aromas e sabores revelados.

No nariz, são facilmente perceptíveis cheiros que puxam para o doce com uma leve mistura de salgado. Assim, nota-se um cheiro muito bom de frutas maduras, como ameixa e cereja. Ao mesmo tempo, há algo de compota de fruta nos aromas, lembrando adocicado, complementado por um odor floral, de rosa vermelha, e uma ponta salgada, mineral, que lembra a grafiti.

Essa complexidade aromática se confirma posteriormente, na boca, dentro de uma estrutura muito macia, aveludada. A boca fica cheia, com uma explosão de frutas, e praticamente nada se nota do carvalho.

Os espanhóis, sem dúvida, dominam com maestria a produção de vinhos com a Tempranillo, e este Ercavio Tempranillo Roble 2005 é uma boa confirmação disso.

Depois do gole, permanece uma sensação de que o vinho é até doce, embora, mais uma vez, volte depois de alguns minutos aquela pitada salgada na boca. O equilíbrio é perfeito, com integração do álcool com a acidez, provocadora de salivação e que sobressai um pouquinho, e o tanino, a substância adstringente que “amarra” a boca, gengiva e lábios.

Uma boa dica para o Ercavio Tempranillo Roble 2005 pode ser num jantar com amigos ou até mesmo num almoço de domingo, com alguns pratos não muito pesados, como uma vitela assada ao forno.

Harmonização

Bisteca de vitela assada
Peito de pato ao molho de frutas silvestres
Filé mignon glaçado ao balsâmico

Onde Encontrar

Decanter
3074-5454 (São Paulo) ou (47) 3326-0111 (Blumenau)
www.decanter.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions