Vinho
Indicar para um amigo

Champagne Drappier Brut Nature Zero Dosage (Maison Drappier)

País: França (Urville - Cote des Bar - Champagne)
Safra: -
Tipo: Espumante (100% Pinot Noir)
Álcool: 12,00%
Temperatura de consumo: 7ºC
Preço: R$ 187,00

 
ApresentaçãoAnálise TécnicaNossa AnáliseHarmonizaçãoOnde encontrar
Apresentação

A Maison Drappier, uma empresa familiar, foi estabelecida em 1808 em Urville, Cote des Bar, em Champagne, na França. A casa, além de enraizada na região mais emblemática dos vinhos borbulhantes, carrega histórias curiosas iniciadas no século I, bem antes da fundação, que confere tradição à Maison ao mesmo tempo em que aguça um apreciador a experimentar um de seus vinhos por conta de toda a bagagem acumulada até os dias de hoje.

De acordo com a vinícola, seus vinhedos foram plantados por galo-romanos no século I, São Bernardo em pessoa participou da construção da cave de Urville no século XII e, em tempos mais modernos, o general francês Charles de Gaulle entrou na história da Drappier ao elegê-la sua champagne favorita.

Da oitava geração da dinastia de produtores da Maison aparece Michel Drappier, o champagnólogo responsável por manter atualmente, junto com o pai de 82 anos, a tradição da casa de elaborar espumantes naturais e em pequenas quantidades.

Segundo ele, a família do ex-presidente francês ainda continua a freqüentar a Maison e a consumir os champagnes (inclusive a Drappier elabora a Cuvée Charles de Gaulle em homenagem ao general).

Michel Drappier esteve no Brasil na segunda quinzena de março de 2008 e apresentou algumas de suas produções importadas exclusivamente pela Zahil, no restaurante Pomodori, em São Paulo.

Uma das produções da Drappier degustadas foi a Brut Nature Zero Dosage, que carrega o “real sabor do champagne”, conforme apontou Michel, pelo fato deste vinho saltar a última etapa de produção, a “dosage” de expedição, ou seja, a adição de açúcar.

Trata-se de um exemplar que explora toda a expressão das uvas 100% de Pinot Noir. “É uma das raras champagnes zero dosage produzidas na França e a única zero dosage 100% Pinot Noir”, afirmou Michel Drappier.

A Brut Zero Dosage, bem como todas as demais produções da Drappier, é elaborada a partir da primeira prensa das uvas. Outra particularidade da Maison é a baixa utilização do enxofre nos vinhedos que produzem as uvas dos champagnes, fato que teria atraído o tenor Luciano Pavarotti a ser mais uma celebridade a cultuar os rótulos Drappier, pois a alta utilização do enxofre seria prejudicial às cordas vocais.

Por safra, surgem 90 mil garrafas da Drappier Brut Zero Dosage, que, por recomendação de Michel, devem ser consumidas a 7°C de temperatura.

Análise Técnica

“O verdadeiro sabor da champagne”, foi como Michel Drappier, o homem responsável pela elaboração na Maison Drappier, definiu a Brut Nature Zero Dosage, em entrevista para MundoVinho, na segunda quinzena de março de 2008, no restaurante Pomodori, em São Paulo, durante degustação organizada pela Zahil.

O exemplar é um dos raros champagnes a saltar a última etapa de produção, a dosage de expedição, ou a adição de açúcar, e a única nature elaborada com 100% de uvas Pinot Noir.

“Nossa proposta foi a de elaborar um 100% Pinot Noir por causa da qualidade das nossas uvas e pela expressão que essa cepa transfere à bebida”, afirmou Michel, o champagnólogo responsável.

Ele destacou a cor dourada com reflexos brilhantes da Brut Nature Zero Dosage, bem como a espuma permanente e a fina e constante perlage desprendida do fundo da taça.

A sensação extremamente pura de Pinot Noir, dos levedos que participaram da fermentação, o frescor e a mineralidade exalados por esse champagne foram as observações de Michel na análise olfativa da Brut Nature Drappier.

Os aromas se observam no paladar, bem como o gosto ultra-seco, por conta da falta de açúcar, que a torna uma bebida até rústica, na opinião de Michel, com acidez correta e refrescante que não se diferencia dos tradicionais champagnes brut.

O responsável pela Maison Drappier recomenda o consumo da Brut Nature Zero Dosage a 7°C, acompanhando pratos à base de frutos do mar. Bebericando com queijos amarelos ou ainda como aperitivo. “A Brut Nature também abre o apetite”, afirmou.

Nossa Análise

Realmente, a equipe MundoVinho tem de concordar com Michel Drappier, o responsável pela Brut Natute Zero Dosage, quando ele afirma que a Pinot Noir expressa todas as suas peculiaridades nessa champagne.

Os aromas e principalmente sabores da cepa aparecem na bebida ao lado das leveduras que ajudaram na fermentação deste espumante, oferecendo ao degustador um raro prazer de estar provando a única Champagne Brut Zero Dosage disponível no mercado elaborada somente com uvas Pinot Noir.

Zero Dosage significa que esse exemplar saltou a última etapa de produção, a dosage de expedição, ou seja, a adição de açúcar ou de um licor adocicado, tradicionalmente executada na produção de champagnes.

Por isso, se destacam os aromas de mineral e de algo salgado, além de frescor quando aproximamos o nariz da taça. Também, com atenção, é perceptível toques cítricos, de leveduras e frutados, que denotam a complexidade (diferentes perfumes) deste champagne.

No paladar, a falta do açúcar deste Champagne Brut Zero Dosage é facilmente notada, mas nada tão diferente de um champagne brut, aparece um amargor positivo, dentro do propósito de elaboração, além do frescor e acidez que resulta em salivação pelas laterais abaixo da língua. Também está presente na boca um sabor frutado.

De excelente persistência (aromas e sabores duram mais de oito segundos), este champagne ainda apresenta uma mousse e um colar permanente de espumas, além das borbulhas finas e intermitentes que se desprendem do fundo da taça.

A equipe MundoVinho experimentou a Drappier Brut Nature Zero Dosage na segunda quinzena de março de 2008, no restaurante Pomodori, em São Paulo, em degustação organizada pela importadora Zahil, que contou com a presença de Michel Drappier.

Harmonização

Frutos do Mar
Queijos amarelos
Aperitivo

Onde Encontrar

Zahil
(11) 5181-4460 e (11) 3071-2900 (São Paulo)
www.zahil.com.br

Copyright® 2017 MundoVinho®. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
de qualquer texto sem prévia autorização por escrito de MundoVinho®.
Desenvolvimento MadeinWeb Internet Solutions